Rendeiras

A confecção delicada da renda é reflexo da vida tranquila na localidade, cujo nome se refere a rendeira Mariana Alexandro Viana, uma das primeiras moradoras da região no século 17. A renda de bilro é fonte de complemento orçamentário, de distração e elo entre as mulheres que marcam a história do Nordeste e o Morros da Mariana. Atualmente existem dois grupos que produzem renda na cidade, a casa das Rendeiras e a Cooperativa das Rendeiras do Delta.

A arte de trançar fios de algodão ou seda é ensinada de mãe para filha há mais de três séculos no bairro Morros da Mariana, na cidade de Ilha Grande, Litoral do Piauí. Mulheres de pescadores, donas de casa e até matriarcas da família viram na renda uma oportunidade para lucrar. Para fabricar as peças, as artesãs utilizam o bilro que é uma técnica trazida pelos portugueses na era colonial. O sucesso do artesanato ultrapassou fronteiras e atualmente é reconhecido nos principais eventos de moda do país e do exterior, além de vestir famosos como a filha da atriz Cláudia Raia e a ex-primeira dama Marisa Letícia, mulher do ex-presidente Lula.

As rendas são feitas em cima de uma almofada recheada com palha de carnaúba, onde é colocado um desenho que serve como molde para o trançado dos bilros. Para fazer o bordado, as rendeiras utilizam pedaços de madeira colados a um coco típico da região conhecido como “tucum”. Enquanto os maridos saem cedo para pescar, as artesãs se dedicam aos afazeres domésticos e ao artesanato. Com paciência e maestria, seguem fazendo a renda da mesma forma que outras muitas gerações de mulheres de sua família já faziam, mas elas atualizam essa arte acrescentando os fios de seda a tradicional linha de algodão.

Em 1993 a arte do bilro ganhou força com a criação da Associação das Rendeiras do Morros da Mariana e a construção da Casa das Rendeiras que possui 120 integrantes, um local fixo para as artesãs possibilitou o trabalho em grupo e facilitou o acesso dos compradores, aumentando as vendas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s